Tecnologia digital: aplicativo dá mais agilidade e eficiência nas vistorias da Agraer

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer – ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Assistência Técnica e Extensão Rural pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.

O aplicativo é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento. Ele tem objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.

A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.

Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.

O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, a inovação trouxe avanços significativos. 

“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.

Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.

O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.

Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.

Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.

 
 
 
 
 
 
 
por: Folha de Dourados

Sanesul destaca avanços e já projeta novos investimentos em saneamento para 2025

O presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Renato Marcílio, fez uma avaliação positiva da gestão deste ano, destacando os avanços obtidos e as perspectivas de novos investimentos para 2025.

Segundo Marcílio, o sucesso da Sanesul é fruto do empenho e dedicação de toda a diretoria, do Conselho de Administração e dos empregados, que atuam tanto na sede administrativa quanto nas 68 unidades consumidoras espalhadas pelo estado.

Em 2024, a Sanesul consolidou-se como referência nacional em saneamento básico, investindo R$ 200 milhões em melhorias e ampliações de serviços nos 68 municípios onde detém a concessão dos serviços públicos.

Desse montante, R$ 125 milhões foram aplicados no sistema de esgotamento sanitário, um setor importante para a promoção da saúde pública e a preservação dos recursos hídricos.

Outros R$ 53 milhões foram destinados ao abastecimento de água tratada, enquanto R$ 23 milhões fortaleceram a infraestrutura das operações.

Marcílio destaca que a capacidade de investimento da Sanesul é resultado de uma gestão de excelência, que combina recursos próprios – R$ 143,1 milhões em 2024 – com financiamentos estratégicos, totalizando R$ 57,3 milhões.

Esses financiamentos envolvem importantes parceiros, como BNDES, FCO, Caixa Econômica Federal, Focem e, futuramente, emissões de debêntures de infraestrutura.

Marcílio observa que desde 2020, a empresa já investiu um total de R$ 694 milhões em obras de saneamento, consolidando sua posição como um dos principais motores do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.

O dirigente observa que a cobertura de esgotamento sanitário apresentou um salto expressivo nos últimos anos, passando de 40% em 2014 para 65% em 2024.

Ele destaca que os serviços já foram universalizados em 17 municípios, um marco significativo que demonstra o alinhamento da Sanesul com as metas do novo marco legal do saneamento.

“Esse resultado é um reflexo do trabalho integrado de toda a equipe da Sanesul e do compromisso do governo municipalista liderado pelo governador Eduardo Riedel, que tem priorizado a universalização do saneamento básico no estado”, afirma o presidente.

Metas para 2025

Segundo ele, para 2025, a Sanesul tem metas ainda mais ambiciosas. Alinhada ao novo marco legal do saneamento, a empresa planeja antecipar a meta de universalização em dois anos, fixada originalmente para 2033.

O planejamento estratégico da estatal prevê investimentos de R$ 926 milhões entre 2025 e 2029, com foco na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada.

Desses recursos, R$ 472,4 milhões serão provenientes de receitas próprias e R$ 453,8 milhões de financiamentos.

“Estamos comprometidos em levar saneamento de qualidade para toda a população sul-mato-grossense, com foco na saúde, na sustentabilidade e no desenvolvimento regional”, ressalta Marcílio.

Entre os projetos previstos para o próximo ano estão novas obras de ampliação no sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água, além de iniciativas voltadas à modernização da infraestrutura e à conscientização ambiental.

O presidente também destaca a importância de parcerias estratégicas por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com a Ambiental MS Pantanal (Grupo Aegea), para viabilizar os investimentos e garantir a continuidade do crescimento da empresa.

A Sanesul segue como exemplo de gestão eficiente e compromisso social, reafirmando sua missão de transformar a vida das pessoas por meio de um saneamento básico de qualidade.

“Esse é o legado que estamos construindo, e a parceria com o governo do Estado tem sido fundamental para que alcancemos nossos objetivos”, reafirma Renato Marcílio.

 

 

 

 

por: Folha de Dourados

Com ajuda de Messi, MLS aumenta patrocínios em 13% neste ano

Lionel Messi desembarcou na principal liga de futebol dos Estados Unidos em 2023. Mas seu impacto continua se prolongando. Nesta temporada, a presença do craque argentino ajudou a elevar a receita da MLS com patrocinadores em 13%, de acordo com estudo da SponsorUnited, divulgado nesta semana. As cifras alcançaram US$ 665 milhões (cerca de R$ 4 bilhões). Foram analisadas 1.800 marcas e 2.500 negócios entre fevereiro e outubro deste ano, e as novas parcerias na competição foram de 18%.

Os números só ficam abaixo da NHL, a liga de hóquei no gelo, dentro da América do Norte, com receitas estimadas de US$ 750 milhões (R$ 4,5 bilhões) nesta temporada. Se continuar com esse crescimento, será a primeira vez que uma outra competição passe a frente daquela que é considerada uma das principais ligas dos Estados Unidos, ao lado da National Football League (NFL), Major League Baseball (MLB) e a National Basketball Association (NBA).

“É um atleta capaz de atrair os olhares do mundo inteiro para si em razão da carreira vitoriosa que construiu ao longo dos anos e pelo que representa fora de campo também. Os amantes do futebol influenciados pelo Messi continuarão a consumir tudo o que gira em torno dele, sendo de forma natural uma excelente oportunidade de popularização para a competição em nível mundial, sem falar na possibilidade da construção de um legado a curto e médio prazo tanto para ele quanto para a MLS”, explica Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

A Apple TV, por exemplo, que transmite com exclusividade os jogos da MLS, obteve 110 mil assinantes somente no dia em que anunciou as transmissões, e quase 300 mil em um mês. A plataforma pagou US$ 250 milhões (R$ 1,5 bilhão) por ano para exibir a competição, por 10 anos de contrato, até 2033. O valor total de US$ 2,5 bilhões é praticamente o triplo do que se pagava anteriormente, na casa dos US$ 100 milhões (R$ 494 milhões).

No início deste mês de outubro, a MLS divulgou mais um recorde: pela primeira vez mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em jogos da temporada regular, superando 2023, com 10,9 milhões.

“A chegada de Messi gerou dois efeitos muito interessantes para a liga americana. O primeiro, de mostrar aos norte-americanos, mas também ao mundo, que essa liga podia ter o atleta mais relevante do mundo na última década, e o mais premiado no século, chegando após conquistar seu título mais importante, e como protagonista de uma Copa do Mundo. Não é pouca coisa”, diz Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa que gerencia a carreira de centenas de atletas.

“Toda comunicação do próximo jogo de Messi, que se trata de algo de demanda mundial, incorporava a menção não somente da equipe de Messi, mas do adversário dela. Imagine quantas centenas de milhões de pessoas ‘seguem’ o jogador em redes sociais e aplicativos diversos. Todas essas pessoas, a cada semana, passaram a conhecer uma franquia da MLS. Messi é atleta da equipe de Miami, mas anunciante de toda a liga”, analisa.

Os números tem a ver diretamente com a presença de Messi, que tem levado uma média de 23.240 torcedores aos jogos da liga. O recorde, por sinal, foi numa partida do Inter Miami, quando 72.610 pagantes compareceram ao Arrowhead Stadium, casa do time de futebol americano Kansas City Chiefs, para assistir ao confronto contra o Sporting Kansas City.

“Ter contratado um dos três maiores jogadores de futebol de todos os tempos previa um grande investimento e criatividade para convencê-lo do projeto. O Inter Miami foi ousado, venceu a concorrência, e continua tendo a oportunidade de crescer globalmente, além de atrair receitas de TV, bilheteria, licenciamento, patrocínios, além de outros negócios”, afirma Fábio Wolff, sócio-fundador da Wolff Sports, agência de marketing esportivo.

“A enorme disputa para assistir Messi e o crescimento em receitas diversas comprova que o status de superstar do melhor jogador de futebol do mundo é capaz de atrair públicos que vão além dos amantes do futebol”, argumenta Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Nas redes sociais, os números também cresceram: a visibilidade do TikTok cresceu 26%, o Youtube, 21%, e o Instagram, 10%. A consequência foi o aumento de 18 novos patrocinadores e 13% a mais em relação à temporada passada com receitas dessas propriedades.

“As cifras milionárias ligadas a patrocínios, direitos de transmissão, venda de ingressos e produtos vêm lembrar que o investimento em grandes estrelas se paga e vai muito além da venda de camisas, comentário crítico recorrente em contratações caras. E também é importante ressaltar o crescimento do público nos jogos em casa do ano passado para esse, o que prova que trabalhos consistentes como o que vem sendo realizado pelo Inter Miami mantêm o interesse das pessoas para além do frenesi inicial causado por ídolos como Messi”, explica Alexandre Mota, diretor da End to End.

Messi completou 1 ano de Inter Miami em julho deste ano, e junto disso, o valor de mercado do clube aumentou 72% de acordo com a Forbes, passando de US$ 600 milhões em 2023 para US$ 1,03 bilhão em 2024.

Somente com venda de camisas de Messi, além de ingressos e outros serviços que estão interligados, o Inter Miami prevê até o final da temporada, receitas que cheguem a R$ 220 milhões, quase o dobro dos R$ 127 milhões arrecadados em 2023.

Outros efeitos da ida dele aos Estados Unidos se deram na venda de camisas, quando em setembro de 2023, Messi já era o atleta com a camisa mais vendida no país. Um mês depois, em outubro, o jornal The New York Times noticiou que a Adidas recebeu quase 500 mil pedidos de lojas e fornecedores pela camisa de Messi no Inter Miami nos primeiros dias após ele anunciar a transferência. O faturamento com essas vendas, de acordo com a mídia local à época, chegaram a US$ 100 milhões (cerca de R$ 490 milhões).

Dois meses depois da sua chegada ao Inter Miami, o número de seguidores do Inter Miami também explodiu, saltando de um milhão para 13 milhões no Instagram – hoje, o clube possui pouco mais de 17 milhões de fãs, se tornando a quarta franquia norte-americana com mais seguidores na rede social, atrás apenas de três times da NBA: Golden State Warriors, Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers.

“Os clubes, as ligas e as demais entidades norte-americanas têm trabalhado em conjunto para o fortalecimento do futebol local. A chegada do Messi claramente foi estratégica e contribuiu para esse movimento. A força dele não influenciou somente a MLS, mas também colocou os EUA em destaque no cenário esportivo”, aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência oficial da Conmebol.

 

 

 

 

 

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Dourados: rematrícula para os CEIMs e escolas municipais começa hoje

O período de rematrícula de alunos da Rede Municipal de Ensino, em Dourados, começa à partir desta segunda-feira (16) e vai até o dia 19 de dezembro.

Já a inscrição e matrícula por meio do Sistema Informatizado de Matrículas para o ingresso de crianças nos Centros de Educação Infantil Municipal e alunos nas Escolas Municipais, da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS, para o ano de 2025, se inicia no dia 06 de janeiro e segue até 17 do mesmo mês.

Veja os detalhes:

DAS INSCRIÇÕES
As inscrições para os Centros de Educação Infantil Municipal e para as Escola Municipais serão realizadas, preferencialmente, no Portal da Prefeitura Municipal de Dourados – MS, no endereço eletrônico: www.dourados.ms.gov.br – Matrícula Digital.

Dos Períodos de Inscrições:

  • Primeiro período de inscrição: 06 a 17 de janeiro de 2025.
  • Primeira designação: 19 de janeiro de 2025
  • Efetivação da matrícula na Unidade Escolar: 20, 21, 22 e 23 de janeiro de 2025.
  • Segundo período de inscrição: 20 a 24 de janeiro de 2025
  • Segunda designação: 26 de janeiro de 2025
  • Efetivação da matrícula na Unidade Escolar: 27, 28, 29, 30 de janeiro de 2025

Do Atendimento Presencial

Será disponibilizado, também, atendimento presencial, a partir do dia 06 de janeiro de 2025, no seguinte endereço: Rua Coronel Ponciano, 1700 – Parque dos Jequitibás – Dourados/MS – no auditório da Prefeitura Municipal de Dourados/MS, no horário de 07h30min às 13h30min.

 

 

 

 

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Rebeca Andrade e Caio Bonfim são os melhores atletas de 2024; veja todos os premiados

Maior atleta olímpica da história do País, Rebeca Andrade foi mais uma vez vencedora do Prêmio Brasil Olímpico, entregue em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, no Vivo Rio, na zona sul da capital fluminense. A ginasta e Caio Bonfim, atleta da marcha atlética, foram escolhidos Atletas do Ano do esporte olímpico brasileiro na premiação organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os vencedores receberam o Troféu Rei Pelé, renomeado assim, em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, no ano passado.

Rebeca, que se tornou em Paris a maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos, superou a judoca Beatriz Souza e a canoísta Ana Sátila para levar o prêmio.

Dona de seis medalhas olímpicas, a estrela da ginástica levou seu quarto Troféu Rei Pelé. Ela foi premiada como a melhor do ano em 2021, quando chegou aos seus primeiros pódios olímpicos, em 2022, quando foi campeã mundial do individual geral, e em 2023, quando venceu Simone Biles no salto no Mundial.

Desta vez, Rebeca não foi à cerimônia porque está fora do País, em viagem a lazer com as colegas da ginástica. Mas gravou um recado sucinto em vídeo. “Quero agradecer a todos que fizeram que o ano da ginástica fosse histórico”, comentou ela.

Outra vitória da ginástica na cerimônia foi a eleição de Francisco Porath, o Chico, como melhor técnico. É ele o responsável pelo sucesso da ginástica brasileira. “Muiitas pessoas aposentaram essas meninas”, desabafou ele. “Mas agora tem fila de meninas querendo fazer ginástica. O Brasil tem que ser o país da ginástica”.

Entre os homens, Caio Bonfim, que fez história nas ruas de Paris, conquistou seu o prêmio pela primeira vez ao superar o multimedalhista Isaquias Queiroz, da canoagem, e Edival Pontes, do taekwondo. O brasiliense de 33 anos ganhou na capital francesa a medalha de prata na marcha atlética de 20 km para o Brasil – a primeira da história para o país.

Carismático, brincalhão e emocionado, ele repassou seu início acidentado no esporte até festejar a primeira medalha em sua quarta Olimpíada. “Não desisti, fui para mais um ciclo, tentei de novo e acho que fui o primeiro a ganhar a medalha na quarta edição. Saí de Paris com a melhor das lições: acredite no sonho de vocês e trabalhe. Vale a pena”, afirmou o grande vencedor da noite.

Caio também foi escolhido, por voto popular, o Atleta da Torcida. Outras duas categorias foram escolhidas por meio de voto popular: Atleta Revelação e o Prêmio Inspire. Os vencedores foram, respectivamente. Gustavo “Bala Loka” (ciclismo BMX freestyle) e Ana Sátila (canoagem).

Lenda do vôlei, José Roberto Guimarães foi condecorado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, destinado, segundo o COB, a personalidades do esporte que representam os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo, como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo.

Homenagens e despedidas

Zé Roberto é um dos maiores vencedores do esporte nacional, responsável por levar as seleções de vôlei a cinco medalhas olímpicas. É o único brasileiro tricampeão olímpico, embora nunca tenha sido premiado com medalhas em razão das regras dos Jogos Olímpicos, que premiam apenas os jogadores.

“Agradeço cada sorriso, cada aperto de mão, a solidariedade, principalmente quando a gente perdeu para os Estados Unidos (nas semifinais dos Jogos de Paris)”, discursou Zé Roberto, que aceitou renovar seu contrato por mais quatro anos. Caso leve o Brasil aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, ele completará 25 anos ininterruptos como treinador da seleção feminina, feito histórico.

“O que me faz continuar é representar 220 milhões de pessoas. É vestir essa camisa, é ver meu time no pódio, é sentir a energia que é incalculável. Difícil dizer como é esse sentimento”, disse o treinador.

Outros homenageados da noite foram Erlon Souza (canoagem velocidade), Bruno Fratus (natação), Ágatha Rippel (vôlei de praia) e Isabel Swan (vela). Eles foram lembrados por suas carreiras bem-sucedidas. Fratus, aliás, decidiu anunciar oficialmente sua aposentadoria na premiação.

Ele disse ter sido convencido pelo também ex-nadador Gustavo Borges de que o atleta, quando para, não morre duas vezes, e sim nasce duas vezes, contrariando o conhecido aforismo. “A mensagem que deixou para quem nos assiste é: pratique esporte porque muda vidas, e, com certeza, mudou a minha”, falou o ex-nadador.

Não somente atletas se despediram. No último mês à frente do COB, o presidente Paulo Wanderley fez um discurso longo para elencar os seus feitos à frente da entidade. “Considero cumprida minha missão”, afirmou o dirigente, que será sucedido em janeiro por Marco La Porta, eleito presidente com apoio maciço dos atletas há dois meses.

Já Arthur Elias, eleito melhor treinador coletivo, citou os altos índices de violência contra a mulher e que as mulheres sejam respeitadas e valorizadas. O técnico da seleção brasileira feminina de futebol espera que o futebol feminino continue a ser apoiado por políticas públicas e pela iniciativa privada.

As homenagens póstumas foram apresentadas no telão. Zagallo, Maguila, Pampa e Luiz Onmura, além dos jornalistas Antero Greco, Silvio Luiz, foram lembrados por anos de dedicação ao esporte.

O evento foi apresentado pela atriz Larissa Manoela, madrinha do Time Brasil, e pelo humorista Paulo Vieira, apresentador da TV Globo.

PRÊMIOS PRINCIPAIS

Atletas do Ano – Rebeca Andrade e Caio Bonfim

Atleta Revelação – Gustavo “Bala Loka” (ciclismo BMX freestyle)

Atleta Influenciador do Ano – Flávia Saraiva

Atleta da Torcida – Caio Bonfim (marcha atlética)

Prêmio Inspire – Ana Sátila (canoagem)

Destaques dos Jogos da Juventude – Giovana Fioromonte (judô) e Lucio Filho (natação)

Equipe do ano: futebol feminino

Melhor Equipe mista – judô

Melhor treinador individual – Francisco Porah (ginástica artística)

Melhor treinadora individual – Sarah Menezes (judô);

Melhor treinador coletivo – Arthur Elias

Troféu Adhemar Ferreira da Silva – José Roberto Guimarães (técnico da seleção brasileira feminina de vôlei)

Prêmio Espírito Olímpico – Christian Gebara (CEO da Vivo).

VENCEDORES POR MODALIDADE

Atletismo – Caio Bonfim

Águas Abertas – Ana Marcela Cunha

Badminton – Juliana Vieira

Basquete – Marcelinho Huertas

Basquete 3 x 3 – Luana Batista

Breaking – B-Girl Mini Japa

Boxe – Beatriz Ferreira

Canoagem Slalom – Ana Sátila

Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz

Ciclismo BMX Freestyle – Gustavo Bala Loka

Ciclismo BMX racing – Paola Reis

Ciclismo de estrada – Ana Vitória ‘Tota’ Magalhães

Ciclismo mountain bike – Ulan Galinski

Ciclismo de pista – Wellyda Rodrigues

Desportos na neve – Zion Bethonico

Desportos no gelo – Nicole Silveira

Escalada esportiva – Rodrigo Hanada

Futebol – Lorena

Ginástica Artística – Rebeca Andrade

Ginástica Rítmica – Bárbara Domingos

Ginástica de Trampolim – Ryan Dutra

Handebol – Bruna de Paula

Hipismo adestramento – João Victor Oliva

Hipismo CCE – Rafael Lozano

Hipismo saltos – Stephan Barcha

Hóquei Sobre a Grama – Lucas Varela

Judô – Beatriz Souza

Levantamento de Peso – Laura Amaro

Nado Artístico – Marina Postal e Eduarda Mattos

Natação – Guilherme Costa, o Cachorrão

Pentatlo moderno – Isabela Abreu

Remo – Lucas Verthein

Rugby Sevens – Thalia Costa

Saltos Ornamentais – Ingrid Oliveira

Skate – Rayssa Leal

Surfe – Tatiana Weston-Webb

Taekwondo – Edival Pontes, o Netinho

Tênis – Beatriz Haddad Maia

Triatlo – Miguel Hidalgo

Tênis de Mesa – Hugo Calderano

Tiro com Arco – Marcus D’Almeida

Tiro esportivo – Geovana Meyer

Vôlei – Gabi Guimarães

Vôlei de Praia – Duda Lisboa e Ana Patrícia

Vela – Bruno Lobo

Wrestling greco-romana – Joilson Junior

Wrestling livre – Giulia Penalber

 

 

 

 

 

por: Folha de Dourados